Introdução:
Fala galera, eu sou Raul Dipeas, músico e produtor musical, nesse vídeo eu vou falar sobre o uso do Direct Box pra gravação de guitarra, as vantagens que ele pode trazer pro seu som e as melhorias de resultado que você pode obter com ele.
Explicação:
Explicando de uma forma bem resumida, o Direct Box serve pra converter o sinal de alta impedância da sua guitarra em um sinal de baixa impedância, balanceado, no formato ideal para que ela seja conectado numa entrada XLR da sua interface de áudio.
Comparação:
Daí você pode me perguntar: "mas, na minha interface já tem uma entrada Low-Z, feita pra conectar a guitarra diretamente..."
Na verdade, você está correto, em teoria, porém, na prática, existe uma diferença muito considerável na qualidade do sinal quando você usa um Direct Box num canal XLR da sua interface de áudio e eu vou mostrar agora com alguns exemplos.
[Vídeo DI x Low-Z]
Nesse comparativo, acredito que você tenha percebido bem a diferença, enquanto na entrada Low-Z você tem um som mais médio e apagado, com o Direct Box na entrada XLR você tem um som mais brilhante e que responde bem melhor a diferenças na dinâmica do que você toca.
Equipamentos:
Nesse comparativo, estou usando uma guitarra Fernandes FR55, um Direct Box passivo da Voxman, um cabo P10 da Techniforte e um XLR da Ugreen, além da interface TASCAM US-2000.
O computador é um IdeaPad 3, com processador Ryzen 7 5700u, 12gb de RAM, rodando Windows 11 e o software de gravação que eu uso é o REAPER.
Me diz aqui nos comentários o que você achou desse comparativo ou se você já sabia sobre essa diferença de som usando o Direct Box, me conta qual é a sua experiência com isso.
Se esse conteúdo te trouxe alguma informação relevante e te ajudou de alguma forma, deixa seu like e compartilhe com um amigo que possa se interessar também, nos vemos no próximo vídeo.
Share this post